sábado, 30 de abril de 2011

Arrastão Catrupia em 2010

    Esse foi sem dúvida um dos anos mais animados da Catrupia.
   Por força de algumas circustâncias, a Catrupia não havia se organizado para o ano de 2010 como mandava o figurino. Todos sabiam que a galera estaria reunida em Cruz no dia 24 de junho, e simplesmente deixamos acontecer. Então, em pleno São João, mais uma vez nos reunimos para sair, só que desta vez sem espadas e sem as tão famosas camisas.
   Sabe aquele jogo em que nosso time está perdendo de 1 x 0 aos 43 minutos do segundo tempo, e no final acaba ganhando o jogo de virada? Foi mais ou menos esse o sentimento do nosso desfile neste dia.
    Como já comentei em um outro post, é uma característica do São joão de Cruz das Almas, a formação de vários grupos que são chamados de arrastões, onde os mesmos saem de todas as partes da cidade, tal como a Catrupia, tocando forró e espadas, entrando nas casas alheias, todos em direção à Praça Municipal da cidade onde acontece a batalha de espadas propriamente dita.
   É comum durante o percusso até a praça, o encontro de arrastões. Em 2010 isso aconteceu conosco de forma muito especial. Saíamos da casa de Pernambuco, quando encontramos um grupo de amigos no meio da rua, e juntos fizemos um dos momentos mais marcantes do nosso arrastão em 2010. Foi de arrepiar!!! A penúltima foto acima registra esse momento. No link abaixo, o vídeo desse que foi "Um Grande Encontro".
   Em nome da Catrupia, eu gostaria de deixar nossa homenagem a Hebe - o rapaz de camiseta verde com uma das zabumbas, na foto do encontro dos arrastões. Hebe faleceu tragicamente cerca de dois meses depois desse momento em Cruz das Almas, mas deixou muitos amigos e uma série de ótimas recordações com todos em sua passagem aqui conosco.
   Para acessar os vídeos da Catrupia em 2010, pesquise no You Tube por "Arrastão Catrupia 2010", ou clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/results?search_query=arrast%C3%A3o+catrupia+2010&aq=f

Passagem da Catrupia em 2009

A Catrupia em 2009

   Como imagens falam por si só, veja abaixo algumas fotos da Catrupia no ano de 2009.   Comecemos pela concepção da arte, que este ano, bem como em 2007, teve como foco principal a homenagem aos principais organizadores do grupo, onde estes aparecem caricaturados na frente da camisa com uma espada, uma bebida ou algum instrumento em mãos. 

    
   De casa em casa...
   
   Para acessar os vídeos da Catrupia no ano de 2009, pesquise no You Tube por "Arrastão Catrupia 2009", ou clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/results?search_query=arrast%C3%A3o+catrupia+2009&aq=f

Momentos de confraternização da Catrupia em 2007

Arrastão Catrupia 2007 - Parte V

Arrastão Catrupia 2007 - Parte III e IV

Arrastão Catrupia 2007 - Parte I e II

   Esses talvez sejam os vídeos que melhor expressam o significado da Catrupia no São de Cruz das Almas.
   No primeiro em especial, é possível até sentir o calor da Catrupia e das tradições juninas cruzalmenses. Simplesmente a turma invade uma casa que se torna muito pequena para todos os integrantes, e em meio a um galope frenético puxado pela zabumba de Ricardo, a turma se expreme no corredor dançando, cantando, bebendo licor e comendo comidas típicas. As imagens são impressionantes. 
    No segundo vídeo, já em outra casa, em meio a espadas do lado de fora, a Catrupia festeja xoteando.

A Catrupia em 2007

   Apesar do sucesso de 2006, nos demos conta de que o nome "Ai Ai Ai Titia", não era bom. Era muito grande, de difícil memorização, e que poderia ser melhorado. No fundo mesmo, adotamos um nome relacionado a uma festa carnavalesca. De fato precisávamos melhorar e criar um vínculo maior com o São joão. 
   Dessa vez fomos buscar algo rústico, nordestino, com a cara do São João e das tradições do Nordeste. E então encontramos o nome CATRUPIA, que nada mais é do que um vocábulo rústico e antigo que pode ser interpretado como bando ou grupo de pessoas - tudo haver com o que queríamos expressar.
   Junto com o nome definitivo, criamos também uma marca, onde o bode - um dos maiores ícones da cultura do nordestina, é o símbolo principal.


   E assim, em 2007, consolidamos a Catrupia, que passou a ser símbolo tanto de uma valorização cultural, bem como da harmonia desse grupo de amigos, que apesar de separados geograficamente por conta de estudos e trabalho, celebram a amizade em sua plenitude sempre que podem estar juntos. 
   Neste ano criamos o nosso carro de apoio, que levaria nossas espadas e os licores. Começamos também a  organizar nossa feijoada. Sempre antes de saírmos de porta em porta no dia 24 de Junho, nos concentramos em alguma casa para forrar o estômago com uma bela feijoada e assim, aguentar com mais diposição a longa pelegrinação até a praça municipal. A feijoada geralmente ocorre em torno de 10h - 11h da manhã.

    Sempre valorizando as tradições de um São João peculiar, iniciamos a nossa jornada de casa em casa mais uma vez. No caminho, invadimos casas grandes e  pequenas, sempre batendo palmas nas portas com o bordão: "São João passou por aí?". E todas elas nos recebem de braços abertos, sempre com uma mesa de comidas e bebidas típicas à nossa disposição. A nossa contra-partida é a alegria, o forró e as espadas, que deixamos como rastro em todas as casas visitadas.

   Existe uma corrente contra a tradição das espadas. O que se fala é que elas, apesar de serem uma tradição muito forte da cidade, são muito perigosas e podem levar à morte. De fato tudo isso é verdade. No entanto as pessoas esquecem de comentar que se devidamente protegidas, o risco de algum acidente é drásticamente reduzido como em um esporte radical, no qual o esportista deve seguir todo um protocolo e uso de equipamentos de segurança para garantir uma prática sadia, sem riscos à vida dos praticantes.
   Em síntese, o espadeiro de calça jeans, camisa de algodão, jaqueta jeans, bota de couro, capacete de moto e luvas de couro dificilmente se queimará. É válido salientar que nenhum dos fogos de artifício combina com ingestão de álcool. Esse é outro fator limitante. Então podemos concluir que as espadas podem se tornar perigosas de acordo aos cuidados que deixamos de ter quando expostos a elas.
   Para acessar os vídeos da Catrupia em 2007, pesquise no You Tube por "Arrastão Catrupia 2007", ou clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/results?search_query=arrast%C3%A3o+catrupia+2007&aq=f